Agora eu tô assim: acontece alguma coisa eu conto no blog! O que eu vejo acontecendo por aí que pode servir de alerta pra todo mundo eu posto aqui, pois já vi que muita gente aproveita as informações e isso é ótimo.
Afinal, informação é assim: quanto mais você tem, menos chance de ser enganado.
O que me motivou a escrever esse post foi o seguinte: depois de começar a vender na internet eu virei piolha das agências dos correios. Antes de ter uma próxima a minha casa eu usava várias, mas agora só uso uma. Fico impressionada enquanto estou lá na fila. Observo a quantidade de gente que não tem idéia de como funciona uma coisa simples como postar uma encomenda.
-Moço, tenho que enviar esse pacote lá pro Rio de Janeiro, como eu faço?
Isso é todo dia.Detalhe: às vezes o tal pacote está numa sacolinha, sequer está embrulhado numa caixa.
As pessoas não sabem coisas básicas, como por exemplo que para enviar uma encomenda você precisa empacotar essa encomenda (!!!), colocar por fora o nome do destinatário, com endereço completo, e nome do remetente, com endereço completo. E que você tem opções de enviar por PAC, Sedex, Sedex 10, etc, que são diferentes no prazo de entrega e no preço. Parece ridículo, mas os funcionários tem que explicar ISSO!
Mas porque estou falando isso?
Hoje eu estava sendo atendida e no balcão ao meu lado havia uma pessoa postando um Sedex. O funcionário perguntou: o conteúdo do pacote custa menos de 100 reais? A pessoa respondeu que não, que era uns 300 reais. Aí ele digitou lá no sistema o valor que ela falou. E continuou: fica em 28 reais com seguro e aviso de recebimento.
A pessoa se assustou com o valor, e falou: porque aviso de recebimento? E ele explicou que é um aviso que chega na casa da pessoa notificando que o destinatário recebeu a encomenda. Ainda bem que ela disse que não queria, senão eu iria me intrometer delicadamente na conversa. Afinal, se tem código de rastreio, pra quê aviso de recebimento? E não é de graça, custa R$3,00. E mais: você não é obrigado a declarar o valor do que você está postando.
A maneira como o funcionário abordou (e aborda, porque eu tenho visto) o cliente não foi honesta, pois não disse que ele estava perguntando o valor do pacote porque estava vendendo um serviço do Correio, que é o seguro. Ele deveria informar: se você quiser declarar o valor da encomenda para fazer o seguro, vai te custar X. Mas não, ele pergunta o valor, e no susto, a pessoa responde, e ele cobra o valor final do Sedex + seguro + aviso de recebimento. E o pior é que muita gente paga sem saber o que está pagando!
Por isso, informe-se no site do correio. Se você está lendo este blog, tem alguma intimidade com internet, não é? E se não tem, tenha, pois para essas coisas é muito útil.
Vá até o site do correio: www.correios.com.br e clique nos Preços e Prazos, E fique atento:faça um cálculo de quanto você paga para enviar um pacote. Ao te oferecerem os serviços, procure saber o preço e o motivo de você estar pagando aquela tarifa. O seguro pode ser uma boa opção quando você envia um objeto de valor, mas quem decide isso é você, isso não pode ser empurrado goela abaixo do cliente.
Essas coisas me revoltam.
Já não bastam os extravios, a maneira como tratam as encomendas, que muitas vezes chegam detonadas, e ainda por cima isso.
Quero só registrar uma coisa: eu tenho até amizades lá dentro, respeito muito os bons funcionários, que aliás sempre me atenderam muito bem e eu nunca tinha visto isso antes, tem sido uma prática recente, pelo menos onde eu frequento, mas achei que deveria avisar aqui, já que vejo uma desinformação geral a respeito dos serviços que eles oferecem.
Meu Deus, olha vou ser sincera odeio ir no correio o da minha cidade o povo é ignorante não sabem explicar as coisas, aff.<br /><br />Disso eu não sabia :(<br /><br />http://www.gobelezando.com/
Ana, aqui o pessoal é educado e nunca tive problemas, mas acho que eles tem algum tipo de meta pra cumprir, aí apela pra isso. triste.
Um dos problemas dos correios é a rotatividade de funcionários – por o salário ser baixo, funcionário bom normalmente não fica muito tempo… e a gente fica só com gente trabalhando de má vontade.<br /><br />oblogdafenixx.blogspot.com
Imagino que seja isso também, Vi, não tenho tantas informações a respeito mas tem lógica… bjos
Eu achei uma coisa esquisita nos correios que eu frequento, tem um funcionário que sempre o valor do pac com ele sai mais caro do que com os outros, embora sejam menos produtos e menos pesados, isso já aconteceu 3 vezes, ele não me inspira confiança e já chegou até me passar troco errado, coo os demais sempre o valor fica mais barato embora seja mais produtos.
Nossa, que coisa! Seria o caso até de passar para a gerência, não acha?<br />
Luciana, sei bem o que voce passa e sobre que relata em seus posts sobre esses temas, que de tão absurdos, nem deveriam mais existir (só no imaginário).<br /><br />Essa tal "inguinorânssia" para fazer as coisas mais triviais deve-se a uma péssima escolarização, que não faz nenhum brasileiro entender o que lê ou aquilo que lhe é explicado. Fora esse detalhe permanente nas ações (
Mas é triste, que as mesmas pessoas que reivindicam tantas coisas em manifestações são as mesmas que não se informam em situações tão banais como essas… imagina pra votar!!!!
Olha, muito obrigada por esse post. Eu sou dessas que respondem no susto e acabam pagando. E olha que eu sempre estou enviando alguma coisa. Fiquei bem surpresa e com um pouco de raiva também! Valeu mesmo por essa informação!
Que bom, era essa a intenção do post! 😉
Barbaridade! Poxa Lu, não sabia disso não…..eu não costumo usar os correios, raríssimo! Mas é bom ficar sabendo dessa informação, sempre útil, e nos deixa alerta com o trabalho que é feito nos correios. Obrigada.<br />Beijo<br />Malú
Pois é, Malu, mas é o tipo de serviço que todo mundo acaba precisando usar um dia… Bjos
já vi isso acontecer em agências do correio daqui e do interior que são agências próprias. nunca vi em franqueada. acho que existe uma instrução pra eles fazerem isso.
Também acho, Brena, devem ter algum tipo de meta pra cumprir..