Semana passada aconteceu uma coisa comigo que me deixou encucada… por isso resolvi fazer esse post.
Desde que eu comecei a blogar, de vez em quando acontecia de eu comprar alguma coisa a mais e desapegava no blog. Por outro lado, também já comprei vários desapegos, e graças a Deus sempre deu tudo certo.
Em lojas online, já perdi a conta: cosméticos, sapatos, bolsas, maquiagens, roupas, etc. Até móveis.
E já aconteceram atrasos, taxas em compras internacionais, trocas e devoluções, mas tudo sem stress. Porque não estresso? Porque estou acostumada. Eu tenho o perfil de quem compra pela internet.
Vou contar o caso da semana passada, resumidamente.
Vocês sabem que eu coloco alguns produtos a venda no blog quando aparecem algumas viagens, e muitas leitoras já compraram. Eu posso dizer aqui sem medo de alguém me desmentir que sempre deu tudo certo, a pessoa paga e recebe direitinho o que comprou, tudo conforme anunciado.
Uma pessoa entrou em contato comigo e me pediu informações sobre um produto, e eu dei. Falei tudo o que podia para ajudá-la a se decidir. Aí, ela pediu mais fotos, para poder ver a cor direitinho. Enviei também. Pediu para calcular o frete, e eu calculei. Na hora de fechar a compra, ela pediu para pagar no cartão, e eu falei que o pagamento era por depósito em conta.
Ela me respondeu: depósito em conta não dá…não te conheço!
Oi?
Tudo bem, realmente ela não me conhece. Mas é mais fácil ela me conhecer do que eu a ela, certo? Ou eu também não corro o risco de ela receber, e falar que não recebeu, ou que recebeu o produto avariado só pra me pedir o dinheiro de volta? Ou, se eu fizesse o que ela queria, que era abrir uma conta no Pag Seguro para receber o pagamento dela, ela poderia receber o produto e mesmo assim, agindo de má fé, pedir ao Pag Seguro para não me pagar. Eu não a conheço, eu não sei!
Eu tenho blog há mais de 2 anos, tenho tudo que é rede social, estou sempre respondendo todo mundo, conversando com todo mundo. É muito fácil me conhecer, não é? E muita gente que compra comigo está sempre comentando no blog, é só perguntar: e aí? Já comprou com ela? Recomenda? Deu tudo certo?
Mas não, a pessoa não faz isso, a meu ver, é porque não tem o perfil de quem compra na internet.
A vantagem de comprar pela internet é conseguir comprar os mesmos produtos por preços melhores e existem mil maneiras de fazer isso, mas dá trabalho. Porque tem que gastar tempo (em vez de sola de sapato!), tem que pesquisar.
Então, aqui vão algumas dicas:
-se a loja é famosa é mais fácil. Mesmo assim, não custa ver como andam as reclamações no Procon ou em sites de reclamações;
-se a loja não é tão famosa, verifique as redes sociais, os telefones de contato, se tem loja física. Se o preço estiver muito diferente do que a maioria, desconfie. E vá pesquisar mais! O barato pode sair caro…
-se a loja é internacional, conte com a taxa. Mesmo com as taxas, muitos produtos ainda saem mais baratos que aqui e podem valer a espera e o gasto a mais. E se não valer, é o preço que se paga pela tentativa. Então já fique com o espírito preparado…
-existem sites de cupons de desconto (que são mania lá fora, e agora estão mais presentes no Brasil), como o CupoNation. Nesse tipo de site você pode encontrar oportunidades de descontos nos produtos que está procurando, é só pesquisar por categoria, loja ou produto. Entrando no site não tem erro, é só ir pesquisando que alguma coisa você acha. Eles tem uma ampla seleção de e-commerces bem famosos, com certeza alguma loja pode se encaixar no seu perfil.
-se for comprar de pessoa física, como em um blog, por exemplo, procure saber com quem já comprou. Não é difícil descobrir, é só dar uma pesquisada no blog. Não tenha vergonha, se apresente, diga que está querendo informações se a pessoa que vende é confiável.
-não tem problema nenhum pedir mais informações do que as que estão postadas. Se a pessoa que está vendendo tiver boa vontade irá te responder e sanar suas dúvidas.
Mas lembre-se: se você não está acostumada a comprar um produto sem pegar, sem levar pra casa na mesma hora, se você desconfia de tudo e de todos e ficará roendo as unhas e perdendo noites de sono enquanto o produto não chegar…
essa pode não ser sua praia!!!
Por outro lado, mesmo não sendo, pode ser uma questão de costume. E é igual comer e coçar: comece pra ver. Mas cuidado…porque vicia!!
Oi Lu, realmente não parece ser o perfil de consumodor que esteja acostumado a comprar pela internet. Eu vi praticamente a internet nascer nos anos 90 e sou usuária do e-commerce desde as primeiras lojas. Nunca tive problemas. Até lojas que fecharam, que teve consumidores que passaram por transtornos fui muitissimo bem atendida. <br />Um bom exemplo foi algumas maletas da Jacki Desing que comprei
Oi Lu,<br />eu compro um bocado on line (e sem ser on line tb) e nunca tive problemas. Cansei de fazer de4pósito em conta de desconhecidos e nunca me arrependi! Só não faço mais compras internacionais, primeiro pq fui taxada (mas mesmo assim compensou), segundo pq demorou muito e qdo compro uma coisa quero rapidinho!<br />Tenha uma ótima semana!<br />Bjs<br /><br />GOSTO DISTO!<br />
Oi Lu,<br />Nossa,o que é que eu não faço pela internet?Tirando uma transação com o MercadaoPago/Mercado LIvre que me decepcionou um pouquinho,de resto – e até as taxas da Receita Federal já paguei,onde encontro,compro.Tão mais fácil!Morando onde moro se dependesse só de comércio fixo,tava na mão!<br />Bjs
Nossa, Lu, e a preguiça que dá de gente que faz compra internacional e fica se lamentando, enchendo o saco de vendedor/loja e meio mundo pq a compra não chegou em 20 dias… Por isso eu não recomendo compra internacional a várias pessoas: não tem perfil pra isso! Pq pagar mais barato todo mundo quer, mas esperar, ninguém se dispõe…
Eu só acho hilário a pessoa saber que está comprando em um blog, não em uma loja, e achar que você tem que ter cartão. Sem contar a falta de delicadeza do comentário.<br />Eu tenho PagSeguro e fico com o pé atrás, de vez em quando. Porque já passei pelo transtorno de entregar o produto e abrirem disputa, dizendo que não receberam. Infelizmente, muitos brasileiros são tão malandros como os
Não preciso dizer mais nada depois de ler o comentário da Ana Cristina…. gente mas que louca essa compradora hein? kkkkk É cada uma!
Otimo post flor… Eu achu q tenho o perfil de quem compra na net… POis alem de comprar ja troquei desapegos pela net.. e enviei o meu com a cara e a coragem..rsr POis nems abia se a menina tinha mandado o sapato dela, e eu ja tinha enviado o meu… Tanto e q o meu chegou primeiro la… E ela nem blogueira é..Achei ela num brecho online, e de blogueira e bem mais confiavel, pois a moça q te