Conversa

Peguei birra da Abercrombie

15 set 2013 • por Luciana Vilela • 36 Comentários

*Em primeiro lugar quero dizer: vou dar minha opinião, não estou falando mal de você que usa ou gosta da marca. Já disse que aqui no blog eu converso, exponho opiniões, eu faço um blog e não um jornal, aqui eu posso opinar e não preciso só dar notícias de maneira imparcial.

Outro dia eu li no site da Julia Petit uma matéria que contou o episódio de uma muçulmana que foi demitida de uma loja da Abercrombie por usar o lenço que é de costume em sua religião (hijab). Ela se recusou a tirá-lo para aderir ao código de vestimenta da empresa e por isso foi demitida (a Abercrombie exige que seus vendedores sejam bonitos, sarados e até o penteado das meninas é ditado por eles para que fiquem sempre atraentes).

Pra falar bem a verdade, eu nunca tinha ouvido falar nas políticas da empresa, só fui saber por causa dessa reportagem. Quando li, resolvi pesquisar as notícias que envolviam a marca e encontrei muita polêmica.

Antipatizei geral.

A primeira vez que eu ouvi falar nessa marca foi há uns 7 anos. Um babaquinha que eu conheço chegou perto de onde eu estava todo feliz e saltitante porque havia ganhado uma camisa, e quando abriu, era Abercrombie. Eu fiquei tão boba de ver um cara de mais de 30 anos todo eufórico porque havia recebido uma camisa de marca, que isso me marcou.

Depois disso é que eu fui percebendo que todo mundo voltava dos EUA com a mala cheia de camisetas dessa marca e que tinha virado moda. Até aí, nada demais. Não fiquei querendo porque realmente não vi graça nenhuma nenhuma nenhuma. Ainda mais pra mulher! Aqui no Brasil eu compro roupas trocentas vezes mais bonitas. 

O fato é que eu não sabia do que está por trás do conceito da marca. Agora que eu sei, tomei nojo!
Claro que no mundo dos negócios cada empresa faz o que quer, trabalha a imagem que quiser para atingir seu público alvo, isso é questão de marketing, de apelo publicitário, chamem do que for, mas achei a proposta da Abercrombie tão……..tão……… (tentando achar uma palavra melhor que BESTA mas não consigo). Olha só:

-A marca deixou de fabricar peças de roupas maiores do que o nº42 por considerarem que pessoas que vestem mais que isso não são bacanas o suficiente para usarem suas roupas.

Oi?

Quer fazer roupa só pra gente magra? Tudo bem, muita marca não faz roupas plus size mesmo. Mas sair divulgando uma bobagem sem tamanho dessa? Sem classificação.

-Palavras do CEO da empresa Mike Jeffries:

“Toda escola tem os adolescentes legais e populares, e os que não são tanto assim. E sinceramente, nós somos destes que queremos os bonitos, “cool”, que tem uma boa atitude e muitos amigos. Muita gente não serve em nossas roupas e não devem servir. Somos exclusivos? Com certeza!

“É por isso que contratamos pessoas bonitas em nossas lojas. Elas atraem outras pessoas bonitas e nós queremos vender para clientes descolados e de bela aparência. Eu não quero nossos clientes vendo pessoas não gostosas vestindo nossas roupas.”

“Sinceramente nós vamos em busca de jovens descolados. Nós vamos atrás dos jovens americanos atraentes e com atitude e seus amigos. Muitas pessoas não pertencem as nossas roupas e não podem pertencer.”

“Abercrombie está interessada em pessoas com barriga de tanquinho que pareçam que acabaram de saltar de suas pranchas de surf.”

“Eu realmente não me importo com o que as pessoas fora do meu público-alvo pensam.”



Detalhe: o CEO que repele tanto os feios é essa belezura aí da foto. 



Nossa, eu devo fazer parte da ralé mesmo, já que não vejo graça nenhuma nessas roupas.

Tadinha de mim, não sou bacana o suficiente para usá-las. Ô dó. E não é recalque, pois eu visto 42 e ainda entro no molde deles.

Ai que coisa mais patética para uma empresa, coisa feia…

-E essa história de contratar só gente sarada pra ser vendedor da loja e ficar sem camisa? O critério para você ter um emprego nessa empresa é ter uma barriga tanquinho. De cérebro eles não precisam não? Parece que sim, na ala de quem manda no negócio, pelo menos.

Nós estamos cansadas de ver propagandas com modelos maravilhosas, magras, esbeltas, com uma beleza que realmente não representa 95% das consumidoras. Mas em se tratando de publicidade, é de se entender que uma marca de perfume queira contratar uma beldade como a Gisele Bundchen como representante. Isso é uma coisa.

Agora, fazer a mesma coisa e escancarar: meu produto não é pra você, que é gorda, feia e boba, aí já é burrice, não é não? Me corrijam se estou enganada, gente! Não consigo ver onde está a vantagem na propagação desse conceito.

-E uma última coisa: quer ser objeto de desejo? Quer que todo mundo queira até perder peso pra caber nas suas roupas? Faça um produto melhor, né? Porque esse tipo de roupas que eles fazem, todo mundo faz. Pelamor!

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36 Comentários
  1. Tammy Cezaretti   ///   15/09/2013 - 12H45

    Super concordo com você nesse post, falou tudo.<br />Do que adianta ter o &quot;padrão de beleza&quot; e ser &quot;legal&quot; se não tem um cérebro ali? Um absurdo isso mesmo!<br /><br />Beijo,<br />tammycezaretti.blogspot.com.br

    • Mulher sem Photoshop   ///   16/09/2013 - 02H52

      Tammy, esse negócio de seguir padrão de beleza anda sendo tão comentado ultimamente, não é? Eles vão na contramão..

  2. Anonymous   ///   15/09/2013 - 01H53

    Leio sempre seu blog, todos os dias, mas não sou muito de dar minha opinião, mas nesse caso não consegui me &quot;calar&quot;. Que isso? Vende roupa, mas os modelos estão todos sempre sem camisa??? O público alvo são pessoas &quot;bonitas&quot;? Pessoas bonitas na opinião de quem, pois eu me considero uma pessoa bonita e não estou dentro desses padrões. Não dou conta. Concordei com você e muito.

    • Mulher sem Photoshop   ///   16/09/2013 - 02H53

      OI! Adoro quando os leitores caladinhos resolvem se pronunciar, que bom! Fiquei feliz..

  3. Ana Cristina   ///   15/09/2013 - 02H52

    Lu, o pior é que tá cheiooooo de gente que compra por causa do status. E, infelizmente, grande parte das pessoas tem esse nível de superficialidade nos dias de hoje. Triste, triste, triste.

    • Mulher sem Photoshop   ///   16/09/2013 - 02H56

      Isso é que é dose… camiseta Abercrombie dar status NAONDE, gente? Só no Brasil mesmo, rsrs

  4. Roberta M.   ///   15/09/2013 - 03H03

    Quer me ver feliz? Ver camelo vendendo essa marca XXG e todomundo usando kkkkkk, nao compro nem que a vaca espirre, nem fake e muito menos o original!!

    • Mulher sem Photoshop   ///   16/09/2013 - 03H00

      Este comentário foi removido pelo autor.

    • Mulher sem Photoshop   ///   16/09/2013 - 03H01

      Ah, Roberta, aí o homi pira!!!<br /><br />kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk<br /><br />Eu vi um tumblr engraçadíssimo, eles aceitam doações de camisetas da Abrecrombie pra vestir moradores de rua, bem feito! 😀

  5. Roberta M.   ///   15/09/2013 - 03H04

    Este comentário foi removido pelo autor.

  6. Lulu on the Sky   ///   15/09/2013 - 04H35

    É lamentável episódios como esse aconteçam. Acho que as pessoas tem que procurar atender todos os públicos. Afinal não somos iguais no biotipo e na personalidade.<br />Big Beijos<br /><a href="http://luluonthesky.blogspot.com&quot; rel="nofollow">Lulu on the sky</a><br />

  7. Brena Braz   ///   15/09/2013 - 10H32

    Não vim defender a Abercrombie não, mas o G deles veste um elefante. Sério mesmo. Pode ficar tranquila que esse 42 deve ser 56 na prática.<br /><br />E sobre a política da empresa, sei lá… pra entrar no exército, vc tem que raspar a cabeça, pra muitas profissões você não pode ter tatuagem aparente… pra ser cozinheiro, vc tem que trabalhar com cabelo preso. Acho que é só mais uma regra. Não vi

    • Mulher sem Photoshop   ///   15/09/2013 - 11H09

      Brena, o que muitas pessoas me falaram foi contrario, inclusive bate com o que eu li na imprensa; que o Gg deles é muito pequeno! E quanto a política de contratação (assim como do marketing) foi o que eu disse no post, cada empresa tem a sua, mas eu que acho muito besta a deles. E que tem alguma coisa errada tem, pois o caso da muçulmana não foi o único a ser reconhecido pela justiça…

    • Brena Braz   ///   16/09/2013 - 10H55

      Ninguém me falou não. Eu VI! Na loja de Londres quando fui comprar várias coisas pro meu primo. Só se a numeração muda conforme país/continente.

    • Mulher sem Photoshop   ///   16/09/2013 - 11H21

      Brena, então 2 coisas podem ter acontecido.<br />Primeira possibilidade é a de ser diferente da Europa para os EUA, pois o meu cunhado foi na loja e o GG não serviu nele. Mas eu acho que pode ter acontecido a segunda opção: essa definição de não fazer mais roupas a partir da numeração 42 foi de maio de 2013 pra cá. Foi nessa época que foi divulgada a decisão de não associar a marca às pessoas

  8. Renata Oliveira   ///   15/09/2013 - 10H49

    Kkkkkkkkkkk oq eu vejo de gente feia usando e pobre q compra falsificadas ou de saques kk fazer o q né !!!<br /><br />Bjos<br />www.reideas.com.br

  9. Nanna Barbieri   ///   15/09/2013 - 11H56

    Morri de rir com o &quot;o CEO que repele tanto os feios é essa belezura aí da foto&quot;… Ele é horrível mesmo!<br />Deve ser por isso que ele só quer os LYMDOS…<br />Beijos

  10. Anonymous   ///   16/09/2013 - 01H48

    Luuuuu! Se já fico irritada com a confecção brasileira…que dirá essa que me coloca no ridículo??? Peraí…me acho bonita sim! Se não sou sarada e corpo esbelto e daí??? Mas humilhar…a isso não se faz não!<br /> <br />E olhe só…não vejo nada demais nessa marca, nunca me chamou a atenção, tem tanta coisa linda e maravilhosa para nós mulheres…e só procurar, além de que acho que é apenas &

    • Mulher sem Photoshop   ///   16/09/2013 - 06H47

      Malu, criei antipatia, rs<br />E eu sempre achei as roupas tãããão sem graça, mesmo antes de saber dessas coisas!

  11. Anonymous   ///   16/09/2013 - 01H52

    Em tempo….cadê a resenha da Tangle Tezeer que chegou??? A moça bonita não usou ainda para contar o que rolou com ela??? hehehe…apressadinha aqui!<br />Beijo<br />Malú

  12. Vera Munhoz   ///   16/09/2013 - 10H52

    Engraçado, ele é muito feio,vai ver por isso só quer gente bonita atendendo em suas lojas e só produz para bonitos também!! Deve ser recalque, devia se tratar!! Ridículo!!<br />Bjos.

  13. Daniela Vieira Magalhães Barral   ///   16/09/2013 - 11H42

    Não sei quem é mais ridículo e patético, o CEO ou a empresa… Me recuso a irritar com um coisa dessa, pq é tão sem noção que prefiro nem pensar e esboçar minha indignação. bjos Lu.

    • Mulher sem Photoshop   ///   18/09/2013 - 01H11

      Eu também sou de ignorar algumas coisas que me incomodam, Daniela, mas às vezes não me aguento! 🙂

  14. Vi Furrati   ///   16/09/2013 - 05H06

    Também acho a proposta da marca deveras patética – e se eles querem ser &quot;cool&quot;, deveriam saber que não tem nada de bacana em se achar superior por seu mais magro ou &quot;bonito&quot;.<br />Já tinha publicado lá no blog um post sobre isso uns meses atrás, não tem como não se revoltar com uma coisa dessas.<br /><br />oblogdafenixx.blogspot.com

  15. Gi Lizarda   ///   17/09/2013 - 12H06

    Marca nojentinha essa, hein?<br />Nunca verá meu dinhieirinho! Faço boicote quando vejo essas atitudes e posicionamentos idiotas.<br /><br />Abraço, Lú.

    • Mulher sem Photoshop   ///   18/09/2013 - 01H12

      Bom, eles não vão falir por causa disso, mas o meu dinheiro eles também não verão não, rsrs

  16. Carol   ///   17/09/2013 - 02H34

    já ví no Aliexpress camisetas destas marcas até tamanho xxxxl hehe!O ceo da marca vai ter um ataque quando ver os plus size usando Ambercrombrie made in China por aí Hahaah!até empresas esculhambando gordinhos agora,já não basta tudo o que passamos…Acredita que meu professor de Economia me tirou pra burra só porque estou gorda!?!Quando tirei a maior nota de todos na prova ele disse;&quot;Nunca

    • Mulher sem Photoshop   ///   19/09/2013 - 11H40

      Carol, pelo que vc contou eu acho que é caso até de justiça, sabia? vc chegou a pensar nisso? Isso é discriminação como qualquer outra. E expôs vc a um constrangimento!

  17. ester   ///   17/09/2013 - 11H30

    Oi Lu, olha eu não sei pq tanto bafafá com esta marca q assumiu só querer público P, bem eu visto tamanho 50 e não consigo encontrar roupas para mim na maioria lojas &quot;dgrife&quot; q tbm não querem as gordas vestindo suas roupas sabe qdo vc entra &quot;Ta procurando presente pra alguém?&quot; isso é muuuuito comum, apenas não é escancarado, não é novidade…

    • Mulher sem Photoshop   ///   19/09/2013 - 11H43

      Ester, o bafafá é que, como eu disse no post, realmente muitas marcas não fabricam tamanhos maiores e todas usam em suas propagandas modelos magras e bonitas. Mas essa especificamente propaga que suas roupas SÓ servem para as magras e bonitas, e que não querem que feias e gordas comprem e usem suas roupas. Eu acho que isso, em algumas situações, geram um tipo de constrangimento que muitas vezes

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